Aqui, um conselho prático: antes de entrar em sala, ouça os colegas, desde os muito interessantes até os indiferentes. Alguns querem ajudar. Outros não toleram sua juventude ou entusiasmo. Ouça a todos. Porém, nunca se esqueça: a fala do colega diz respeito, exclusivamente, à experiencia dele e não à sua. O aluno-problema dele talvez seja apenas dele e a turma fácil talvez não flua tão bem com você. (p. 16)
É como injeção: a espera pela picada da agulha costuma causar mais angústia do que a espetada em si. (p. 18)
Há poucos bons professores. Há muita gente que dá aula bem. Acho que o ponto principal que diferencia um do outro é a capacidade de olhar para seu aluno e se sentir junto com ele. (p. 23)
Fale mais alto e mais baixo de acordo com o que você quer demonstrar. Reforce conceitos centrais ou conclusões com voz mais forte e mais pausada. Treine isso em casa algumas vezes. (p. 25)
Tal como no teatro, há figurino. Há um figurino adequado para a aula. No caso do magistério, eu diria que (levando em conta também o que ganhamos) que o simples e sóbrio é adequado. O ideal é que a roupa do professor seja imperceptível. Nem tão sofisticada e nem tão despojada que mereça comentário. (p. 26)
Tomar frases e gestos de alunos como pessoais é um erro grave. (p. 31)
O exercício do professor, do médico, do psicólogo é sempre estar sensível ao outro e não a si. Não é algo superficial nem um detalhe. (p. 34)
Repetição é uma das chaves da memória. (p. 44)
Não existe nenhuma fórmula, mas evite ler um elogio ou uma crítica isolados como opinião da turma. Os alunos fazem isso como estratégia retórica. Nunca nos dizem: Eu não estou entendendo ou EU não estou gostando. Sempre dizem: NINGUÉM está entendendo nada ou NINGUÉM gosta dessa atividade. Ouça com atenção, mas siga suas metas. (p. 53)
Ser bom implica riscos. Ser ruim não implica riscos, talvez, por isso, exista tanta gente que seja ruim. (p. 56)
SEMPRE o professor é o culpado. Na educação, o professor ocupa o papel que o mordomo ocupava na busca do assassino nos castelos ingleses. (p. 60)
Jamais compactue coma fraude. O professor que ignora a cola pelos problemas políticos e pessoais de punir um fraudador colabora para o mundo do estelionato aberto e da impunidade que grassam entre nós. (p. 82)
Há algo que valia na Academia de Platão ou no Liceu de Aristóteles e vale hoje, no século XXI: uma boa aula é aquela que faz pensar, provoca reflexão e traz, com isso, uma nova percepção das coisas. Uma boa aula atinge seu objetivo, seduz e instiga. Uma boa aula diz, de forma clara e sintética, o que deve ser dito. (p. 94)
Erroneamente, avaliamos que o "bagunceiro", aquele do "fundão" que está rindo à toa, acredita muito em si e não precisa de nenhum incentivo. Em diversas ocasiões dp exercício d magistério, pude observar que esse aluno estava fazendo muito barulho para que ninguém se aproximasse dele. A mensagem passada era: "Eu me basto!". Quando conseguimos chegar mais perto, conhecê-lo melhor, constataremos grandes surpresas. E, quem sabe, mudanças... (p. 115)
Borgata Hotel Casino & Spa, Atlantic City, NJ - Mapyro
ResponderExcluirFind 인천광역 출장안마 your 부천 출장마사지 way 속초 출장마사지 around the casino, find rooms, restaurants, and shops near you from 1 강원도 출장안마 Borgata Way. Get directions, reviews and information 광주광역 출장샵 for rooms,